10º Fórum Social Mundial

O Fórum Social Mundial (FSM) é um encontro internacional de organizações e movimentos sociais que opõem-se aos efeitos negativos da globalização econômica no meio ambiente, direitos civis e na diversidade cultural. O 1º FSM foi realizado em 2001 no Brasil, na cidade de Porto Alegre (RS) como uma reação às diretrizes do Fórum Econômico Mundial de Davos, uma reunião anual de empresários e líderes políticos para debater a economia mundial. Desde então, o Fórum ganhou diversas edições pelo mundo, tendo sempre como valores principais o altermundialismo e o fomento de uma cultura política horizontal e não hegemônica. Alguns destas edições foram descentralizadas,como foi o caso do 10º FSM em 2010, que contou com uma programação distribuída em diversos eventos regionais, locais e nacionais pelo mundo ao longo do ano. A abertura deste processo aconteceu entre os dias 25 a 29 de janeiro, no Rio Grande do Sul, com o “Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre”, que contou com cerca de 500 atividades realizadas em Porto Alegre, Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga.

O Projeto Ganesha enviou uma equipe para cobrir as atividades relacionadas às públicas de acesso a Cultura e Comunicação e, em parceria com a com a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC),  promoveu o debate “Cultura e Comunicação: ações colaborativas para políticas públicas“, que reuniu representantes de Pontos de Cultura dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e também de Minas Gerais e São Paulo.

Foram dois dias de roda de prosa, nos quais os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos em diferentes regiões do Brasil, trocar experiências e debater assuntos relacionados aos temas em questão.

Cobertura Completa