Pontão Ganesha de Cultura Digital

Pontão de Cultura foi um instrumento de promoção do intercâmbio e difusão da cultura brasileira em suas mais diversas linguagens e formas, no âmbito regional ou nacional, gerido por ente público ou privado sem fins lucrativos conveniado ao Ministério da Cultura.

Pontão Ganesha foi um projeto executado de 2009 a 2014 pela Associação Cultural Alquimídia com apoio do Ministério da Cultura para a difusão da Cultura Digital e a divulgação dos Pontos de Cultura na região sul do Brasil.

Atuando em quatro eixos: Produção de ConteúdoAnimação de RedesFormação e Desenvolvimento Tecnológico, o Pontão Ganesha tratou da difusão da produção cultural e das políticas públicas voltadas para o fortalecimento da Cultura Digital.

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

O Pontão contou com uma equipe de jornalistas e profissionais em Tecnologia da Informação – TI para a gestão de conhecimento e assessoria de comunicação aos Pontos de Cultura, movimentos sociais e produtores culturais tanto para a ocupação de espaços na mídia convencional e o fortalecimento da mídia alternativa.

A divulgação dos pontos foi feita por meio do site www.ganesha.org.br, no qual o Pontão publicou matérias referentes a atividades culturais, editais, seminários, eventos e tecnologia.

O Projeto Ganesha também produziu muitos vídeos e editou a Revista Ganesha Digital, uma publicação  mensal com o conteúdo publicado no Portal e divulgado nas mídias sociais.

O núcleo de comunicação do Pontão Ganesha também desenvolveu o informativo No Ponto, uma newsletter com notícias sobre os  Pontos de Cultura do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e manteve uma editoria específica para divulgar as principais ações do Ministério da Cultura como eventos e novos editais.

Tendo a Cultura Livre como norteador da sua política editorial, o Ganesha distribuiu os conteúdos produzidos de forma descentralizada e sob licença Creative Commonns em diversos portais. Entre eles o Iteia e o Estúdio Livre.

ANIMAÇÃO DE REDES

A popularização das redes e mídias sociais evidenciaram a necessidade de gerenciamento estratégico das informações baseado em metodologias colaborativas e uma arquitetura de rede dinâmica o suficiente para dar conta do volume de informação produzida regularmente pelos Pontos de Cultura. Esta demanda foi atendida pelo Pontão Ganesha através da orientação aos Ponteiros para utilização de diversos repositórios e mídias sociais.

Desta forma, a equipe do Pontão Ganesha atuou na animação das redes com objetivo de estimular a autonomia e a divulgação de suas próprias ações utilizando técnicas de social media. 

FORMAÇÃO

Em uma sociedade fortemente mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, consolidar o Direito Humano à Comunicação passa, necessariamente, pela prática consciente da Cultura Digital entre os seus indivíduos.

Para otimizar a difusão das informações e o compartilhamento do conhecimento entre os Pontos de Cultura, a equipe do Pontão Ganesha realizou oficinas de Jornalismo Cidadão e da Cultura Digital.

TECNOLOGIA

O Pontão Ganesha contou com uma equipe de desenvolvedores para dar suporte técnico e orientações para a gestão de informação interna e externa dos Pontos de Cultura, como criação e manutenção da lista de emails oficial dos Pontos de Cultura e a plataforma colaborativa da Rede Cultura Viva de Santa Catarina.