Jornalismo Cidadão

O termo jornalismo cidadão, colaborativo ou participativo refere-se a uma espécie de “jornalismo social”, voltado à divulgação, discussão e solução dos problemas de uma comunidade. Esses meios de comunicação colaborativos possibilitam a veiculação e abordagem de informações que não seriam divulgadas nos meios oficiais ou meios de comunicação de massa. Geralmente, os grandes meios de comunicação ligados a grupos econômicos consolidados tem uma versão muito própria do que sejam os interesses coletivos. Quando fazem um jornal com proposta mais popular, baseiam-se no tripé violência-televisão-esporte.

O objetivo de uma mídia com a participação da comunidade é que a informação seja produzida pelo próprio meio no qual a noticia foi gerada. Assim, a comunidade na qual o veículo de comunicação está inserido será incluída na democratização dos meios e discussão de temas relevantes. Conseqüentemente, é possível estimular que os moradores/emissores sejam mais críticos a sua realidade e aos meios de comunicação. É interessante pensar em um veículo de comunicação numa relação horizontal, na qual quem produz a notícia e quem a recebe estejam no mesmo nível, possibilitando a pluralidade da informação e a própria preservação da cultura do local.

Todas as oficinas foram distribuídos materiais de apoio em formato impresso e digital. Estes materiais também podem ser acessados no site do projeto.