Atividades Desenvolvidas

O Pontão Ganesha se apresentou como uma proposta de integração, capacitação e visibilidade aos Pontos de Cultura, Pontinhos, Tuxáuas, Midialivristas, outros Pontões de Cultura e demais agentes Rede Cultura Viva e produtores culturais que necessitarem dos recursos disponíveis pelo projeto.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

O trabalho de assessoria de imprensa realizado pelo Pontão Ganesha de Cultura Digital foi estruturado, basicamente, sobre duas plataformas distintas, que se complementam na tarefa de dar visibilidade e reconhecimento tanto às ações dos pontos de cultura como os assuntos que lhes são interessantes e/ou prioritários.

O primeiro pode ser exemplificado pela Cobertura Compartilhada organizada para a III Conferência de Cultura de Florianópolis (19 e 20 de março de 2012) que envolveu representantes de pontos de cultura da Grande Florianópolis em uma atividade de acompanhamento e produção de material sobre o evento. Em seu site e nas redes sociais, o Pontão Ganesha registrou toda a atividade desenvolvidas, que se transformou na única cobertura do evento.

A segunda plataforma procura trabalhar justamente com a carência de cobertura por parte da mídia tradicional, de temas e eventos relacionados à cultura e políticas públicas para o setor. Nesse sentido, o trabalho configura-se, prioritariamente, no sentido de“pautar” a mídia tradicional para a divulgação de temas relacionados à cultura, que, por inúmeras razões, não encontram espaço no dia-a-dia das publicações (independente do meio).

Embora tenham fundamental importância para a valorização da cultura, assuntos que vão da amplitude das políticas culturais à especificidade do Programa Cultura Viva, por exemplo, não recebem, geralmente, atenção devida da mídia. Incluem-se, aí, uma série de assuntos com reduzido apelo comercial, que ficam, normalmente, à margem dos assuntos evidenciados pelos meios de comunicação.

Nesse sentido, o trabalho de publicação de matérias sobre esses assuntos no site do Ganesha além da disseminação desses temas pela redes, configura-se como uma forma de colocar luz sobre os mesmos e despertar a atenção da mídia, colocando-os na pauta diária da mídia tradicional.

Um exemplo dessa forma de assessoria merece destaque, não apenas pelo resultado alcançado como também pela relevância do tema, que,apesar disso, não recebia atenção por parte da mídia: o processo de adesão do estado de Santa Catarina ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Primeiro estado a dar início à adesão ao Sistema (em 2010) Santa Catarina deixou o processo “engavetado” até praticamente a véspera de vencer o prazo para efetivação do acordo (o que aconteceria em dezembro de 2011). Em momento algum este assunto ganhou espaço junto à mídia local, mesmo o fato de Santa Catarina ter sido o primeiro entre todos os estados a dar entrada no processo de adesão configurar-se, sim, uma notícia.

Em setembro de 2011, a revista do Pontão Ganesha concentrou-se em elaborar um diagnóstico da cultura em Santa Catarina, explorando assuntos relacionados ao Plano Nacional de Cultura (PNC) e Sistema Nacional de Cultura (SNC), e apresentou índices de adesão federais e estaduais (Chamada de capa: “A cultura em Santa Catarina: O que está faltando?).

Todos os textos produzidos para a revista foram, também, publicados nosite do Pontão e divulgados pelas redes sociais, dando início a uma movimentação que agregou diversos segmentos culturais do estado. A proposta foi chamar atenção para a importância da efetivação do acordo entre Estado e governo federal, fundamental para o repasse de verbas a partir da aprovação do Procultura, por exemplo, que tramita no Congresso e deve substituir a Lei Rouanet. O Procultura prevê um impacto de fundo a fundo, ou seja, do fundo nacional para os fundos estadual e municipal e esse repasse pode ser prejudicado se o estado – ou município – não tiver efetivado sua adesão ao SNC.

Apartir da divulgação e disseminação dessas informações, deu-se início a uma grande movimentação, que culminou com a “Novembrada Cultural” , que colocava em questão esse e outros pontos relacionados à cultura e políticas públicas para o setor no estado.

Em 20 de outubro, aproveitando a presença da Ministra Ana de Hollanda (que esteve em Florianópolis para a inauguração de um Espaço mais Cultura na cidade), durante entrevista coletiva que contou com a presença de representantes da mídia local, o Pontão Ganesha chamou a atenção da Ministra e de todos os presentes para o assunto Santa Catarina/SNC.

Na oportunidade foi gravado um depoimento da ministra, dirigindo uma pelo ao governador do Estado, Raimundo Colombo, para que finalizasse o processo. Também esse depoimento foi divulgado no site do Ganesha e divulgado pela rede.

Só a partir disso é que o assunto ganhou espaço na mídia local. Em 25 de outubro o jornal Notícias do Dia publicou matéria (“Santa Catarina analisa se assina convênio com o Sistema Nacional de Cultura  –http://ndonline.com.br/mobile/plural/19429-santa-catarina-analisa-se-assina-convenio-com-o-sistema-nacional-de-cultura.html).

Dia 09 de novembro de 2011, o então Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, César Souza Junior, solicitou encaminhamento de ofício ao Ministério da Cultura, solicitando a prorrogação da vigência do Acordo de Cooperação Federativa visando a adesão do Estado ao Sistema Nacional de Cultura. Com isso, o Estado passou ater prazo até dezembro de 2012 para dar seguimento ao processo de adesão.

Em 14 de novembro, o jornal Diário Catarinense publicou entrevista com César Souza Junior, na qual o jornalista Marcos Espíndola citava o movimento “Novembrada Cultural” e tratava de diversos assuntos elencados em sua pauta de reivindicações. Eram, em sua maioria, temas que até então não encontravam espaço e repercussão na mídia. A entrevista foi publicada, também, nas versões online dos jornais do grupo RBS.

Esse caso trata-se de um exemplo de como o trabalho de divulgação de assuntos, de forma intensa, organizada e fundamentada, pode pautar a mídia comercial.

Outro caso de destaque do trabalho do Pontão Ganesha foi a publicação do texto “O Gigante não acordou. As pessoas é que não são mais pequenas e desconectadas”, escrito pelo Coordenador do projeto, Thiago Skárnio, especialmente para o Diário Catarinense do dia 22/06/2013. O artigo tratou do ativismo em rede e a influência da Cultura Digital durante as manifestações em junho daquele ano.

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Desde o início de suas atividades, o Pontão Ganesha deu destaque à cobertura e participação em eventos relacionados às atividades/áreas de interesse dos Pontos de Cultura, bem como à construção de políticas públicas na área da cultura. Para isso,tem participado de eventos e promovido a articulação entre os pontos e demais setores culturais, através da publicação de conteúdo, em sua maioria de produção própria, e disseminação desse conteúdo através das redes.

O objetivo é fornecer um leque variado de informações ao leitor,abrangendo linguagens e opiniões diversas a respeito dos temas. Comesse propósito, além de textos, o site do Ganesha trabalha com a publicação de documentos em PDF, vídeos e áudio.

O Pontão Ganesha distribui de forma descentralizada e sob licença Creative Commonns todas as suas amídias pela internet em diversos portais. Dos quais, destacamos:

EVENTOS E PARTICIPAÇÕES

Marcha dos Pontos de Cultura

Data do evento: 25 de maio de 2011

Participação do coordenador do Pontão, Thiago Skárnio, que acompanhou as atividades durante os quatro dias de duração do evento. No site foi publicada uma matéria geral, e disponibilizados arquivos relacionados à Marcha.

Encontros com o Ministério da Cultura

O Pontão Ganesha divulgou e acompanhou as atividades promovidas pela Regional Sul do Ministério da Cultura (MinC) – “Encontros Rumo à Cidadania Cultural” – que trouxeram às capitais da região os representantes de secretarias do Ministério, para conversas com a comunidade cultural. O primeiro encontro foi com a então Secretária de Cidadania Cultural, Marta Porto, em Florinaópolis.

Marta Porto em Florianópolis – 19 de abril

Vitor Ortiz e Antônio Grassi em Porto Alegre – 23 de maio

Henilton Menezes em Curitiba – 17 de junho

Vitor Ortiz em Florianópolis – 24 de Junho

12ª Edição do Fórum Internacional de Software Livre (FISL)

Data do evento: 29 de junho a 02 de julho de 2011

No evento, que aconteceu em Porto Alegre (RS), o Pontão Ganesha enviou duas representantes (Fernanda Afonso e Luciane Zuê), que participaram de diversas atividades, acompanhando principalmente os debates e palestras relacionadas a direito autoral, cultura digital, e discussões acerca do Projeto de Lei 84/99, conhecido como o AI-5 Digital, que na ocasião estava na pauta de votação no Congresso, em Brasília.

Além de disponibilização de informações rápidas através do Twitter, foram produzidas e divulgadas várias matérias.

I Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

Data do evento: 1 e 2 de agosto de 2011

Evento promovido em Fraiburgo (SC), que contou com a participação de representantes do Ministério da Cultura, durante o qual foram discutidos temas relacionados a políticas públicas culturais no Estado, incentivos e importância da adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura.

O Pontão Ganesha enviou três representantes, que colaboraram com a divulgação do evento (Twitter e site do Pontão) e trabalharam na articulação entre a gestão pública e pontos de cultura.

Fórum Amazônico de Software Livre

Data do evento: 30 de agosto a 3 de setembro de 2011

Evento que aconteceu em Santarém (PA), que teve como proposta compartilhar conhecimentos e contribuir com o fortalecimento da cultura digital e software livre no País. No último dia doevento aconteceu o 2º Encontro da Blogosfera de Santarém, que reuniu blogueiros interessados em debater, entre outro tópicos, alternativas para se fortalecer os blogs coletivos, de forma que se tornem uma rede de informação para a sociedade.

Thiago Skárnio,coordenador do Pontão Ganesha de Cultura Digital, esteve presente, falando de animação de redes e blogagem integrada, registrou as atividades e postou no seu blog.

Texto sobre o evento foi publicado na Revista Ganesha Digital (Edição nº 04).

Ciclo de novas Profissões

Data do evento: 11 de outubro de 2011

O Sapiens Parque e a Alquimidia.org (proponente do Pontão Ganesha) se uniram à Fundação Telefônica para promover o evento em Florianópolis, a única cidade do Sul do País escolhida para receber o encontro. Além da transmissão do evento, o Pontão participou da cobertura e divulgação, tuitando e produzindo textos e entrevistas a respeito da edição realizada em Florianópolis.

I Fórum da Internet no Brasil

Data do evento: 13 e 14 de outubro de 2011

Promovido pelo Comitê Gestor da Internet (CGI), o Fórum aconteceu em São Paulo, e promoveu discussões sobre banda larga, segurança na rede e direitos dos usuários, assuntos recorrentes e polêmicos nas listas de discussões sobre os temas abordados.

Dois representantes do Pontão Ganesha participaram ativamente do evento e das articulações promovidas, divulgando atividades e relatorias das discussões.

3ª Conferência Municipal de Cultura de Joinville

Data do evento: 14 a 16 de outubro de 2011

O objetivo principal do evento foi definir estratégias para a execução das diretrizes do Plano Municipal de Cultura (PMC) de Joinville (SC). Uma representante do Pontão Ganesha participou da cobertura e acompanhamento do evento (Twitter e site), publicando os tópicos de destaque e textos sobre a Conferência. Foi realizada, também, uma entrevista com Luciana Guilherme, diretora de Empreendedorismo,Gestão e Inovação da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), que na oportunidade falou sobre a criação do Observatório Nacional de Economia Criativa e do “Criativa Bureau”.

Pré-Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis

Data do evento: 5 a 9 de dezembro de 2011

Participando ativamente de eventos relacionados às políticas públicas na área da cultura, o Pontão Ganesha acompanhou e divulgou informações sobre a Pré-Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis, que aconteceu em dezembro com o objetivo de promover discussões setoriais preparatórias para a Conferência, que acontece em março/2012. Conteúdo publicado no site e Twitter do Pontão.

Fórum Social Temático (FST) e Fórum de Mídia Livre (FML)

FST: 24 a 29 de janeiro de 2012

III FML: 27 e 28 dejaneiro de 2012

1º Encontro Mundial das Redes dos Pontos de Cultura

Rede Sem Fronteiras: 25 de janeiro de 2012

Eventos que aconteceram paralelamente, em Porto Alegre, no início de 2012. O Pontão Ganesha trabalhou no acompanhamento, cobertura e divulgação do evento, em uma atividade conjunta com a Rede Ciranda (Comunicação Compartilhada) e Projeto Conexão Amanajé (Tuxáua Juliana Bassetti), possibilitando uma ampla divulgação das atividades que movimentaram os dois eventos. O Coordenador do Pontão Ganesha, Thiago Skárnio, participou de mesas de discussão e debates no Fórum de Mídia Livre. Todos os textos produzidos foram divulgados no site do Pontão (dois deles, inclusive, no site do Ministério da Cultura (MinC), com referência ao trabalho de cobertura compartilhada, evidenciado a promoção da articulação dos programas desenvolvidos pelo MinC.

Dois dias antes da abertura do FST, o Ministério da Cultura deu início a uma série de reuniões e debates destinados aos gestores de redes de pontos e aos representantes do Conselho Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC). Além dessa atividade, o MinC promoveu, também, um seminário sobre Cultura e Sustentabilidade, preparatório para a Conferência Rio+20.

Também neste período aconteceu o 1º Encontro Mundial das Redes dos Pontos de Cultura e Rede Sem Fronteiras, em Canoas (RS) e reuniu representantes de Pontos de Cultura e a comunidade cultural de diversos países,dispostos a discutir formas de se estabelecer uma forma de integração regional, não apenas das culturas, mas também das políticas públicas relacionadas ao tema. Todos estes eventos contaram com a participação e cobertura do Pontão Ganesha, no mesmo sistematilizado para o acompanhamento das atividades do FST e FML.

III Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis

Data do evento: 19 e 20 de março de 2012

Dando continuidade à proposta de acompanhar o desenvolvimento e efetivação de políticas públicas na área da Cultura, o Pontão Ganesha acompanhou e fez a cobertura da III Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis, promovendo e coordenando uma atividade que envolveu representantes de Pontos de Cultura da cidade: a cobertura colaborativa da Conferência.

Foram produzidos textos sobre evento para publicação no site do Ganesha e para publicação no Blog dos Pontos Catarina:

http://cultura.sc/pontos/comunidade-cultural-florianopolitana-quer-inovacao-para-alem-da-tecnologia/
http://cultura.sc/pontos/a-cultura-como-eixo-transversal-nas-politicas-publicas/

POLÍTICAS PÚBLICAS

Além da cobertura eacompanhamento de eventos, a produção de conteúdo do Pontão Ganesha é focada, também, nas atividades relacionadas aos Pontos de Cultura e nas políticas públicas para a área da cultura. Nesse sentido, o Pontão participou ativamente das atividades relacionadas à organização da Teia Catarina, produzindo e publicando no site conteúdos referentes às reuniões e discussões relacionadas ao evento, que se iniciaram em março de 2011. Durante as reuniões, os informes são disponibilizados ao público pelo Twitter do Pontão. Eis algumas das matérias publicadas.

Em relação às políticas públicas em Florianópolis, o Pontão tem acompanhado as atividades do Conselho Municipal de Políticas Públicas (CMPC),desde as reuniões mensais até as setoriais da Pré-Conferência Municipal de Cultura (já citadas). Nesse processo, o coordenador do Pontão teve participação ativa na criação do primeiro Edital de Cultura Digital de Florianópolis, que deveria ser lançado no primeiro semestre de 2012, mas por decisão da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

Foram publicadas, também, uma série de matérias relacionadas ao Sistema nacional de Cultura (SNC), a partir das quais o Pontão buscou esclarecer e mobilizar a comunidade cultural catarinense, com o objetivo de agilizar o processo de adesão do estado ao SNC. Foi publicado, inclusive, um apelo da Ministra Ana de Hollanda ao governador do Estado para que a adesão fosse efetivada. Esse depoimento foi gravado durante a inauguração do Espaço+Cultura em Florianópolis, que também contou com cobertura e divulgação publicados no site do Pontão.

Reunião da CNIC

Data do evento: 13 a 15 de março de 2012

O Ministério da Cultura aprovou a experiência, e a exemplo do que aconteceu em 2011,as reuniões da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) foram realizadas pelas cinco regiões brasileiras, seguindo com a proposta de estimular a diversificação na natureza e origem dos projetos. Entre os mais de 600 projetos que devem ser analisados nesta 196ª reunião da CNIC, está o relativo à captação de R$ 77 milhões para custear parte da recuperação da Ponte Hercílio Luz. O Ganesha cobriu a reunião em Florianópolis e publicou uma matérias obre o assunto em sua revista de número seis.

Fórum de Cultura Digital de Criciúma

Data do evento: 5 de Junho de 2012

O Coordenador do Pontão Ganesha, Thiago Skárnio foi convidado a falar sobre Cultura Digital no Fórum da Cultura Digital de Criciúma. O Fórum foi realizado pelo Conselho de Cultura da cidade.

Rio+20 / Cúpula dosPovos / Seminário Cultura e Sustentabilidade / III FML – Fórum de Mídia Livre

Data do evento: 13 a 15 de março de 2012

A equipe do Pontão Ganesha participou e cobriu os eventos paralelos à Conferência da Nações Unidas pelo Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Na Cúpula dos Povos, as tendas montadas reuniram várias tribos para debater Justiça Ambiental, Religiões por Direitos e Culturas Indígenas, terreno fértil para a captura de depimentos para uma série de vídeos realizada em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) sobre “Cultura e sustentabilidade”, tema atividades desenvolvidas pelo ministério durante a Rio+20.

Além disso, o Ganesha também participou do II Fórum Mundial de Mídia Livre, que reuniu centenas de representantes de mídias livre para discutir temas relacionados ao direito à comunicação em diferentes contextos, à necessidade de políticas públicas para o segmento, à apropriação tecnológica dos movimentos sociais.

Textos: http://ganesha.org.br/category/conteudo/coberturas/2012/rio20/

Fotos: http://www.flickr.com/photos/alquimidia/collections/72157630164018016/

Vídeos: http://www.iteia.org.br/rio20

Seminário Cultura e Sustentabilidade: https://www.facebook.com/CulturaGovBr?fref=ts

II Fórum Mundial de Mídia Livre: http://www.forumdemidialivre.org/

Seminário e Oficina Nacional de Comunicação para a Cultura

Data do evento: 17 a 19 de setembro de 2012

O Seminário Nacional de Comunicação para a Cultura tem como objetivo iniciar um grande debate nacional sobre políticas públicas de comunicação para a cultura e reunir ideias que circunscrevam e conceituem esse campo a partir da perspectiva do poder público, das universidades,dos produtores culturais, dos comunicadores populares e dos movimentos organizados que atuam nessa interface. O evento foi realizado pelo Ministério da Cultura e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) na cidade do Rio de Janeiro. A equipe do Pontão Ganesha foi convidada para a produção do evento em conjunto com outros coletivos de mídia livre. O Ganesha desenvolveu o blog oficial do evento e fez a divulgação nas mídias sociais.

Site Comunica Diversidade: http://culturadigital.br/comunicadiversidade

Vídeo da Oficina e Seminário Nacional de Comunicação para a Cultura: https://www.youtube.com/watch?list=UUT6cWQACTQCqX4ufYHa8vog&v=kQa0Fh2j44g

Seminário Cultura Viva

Data do evento: 6 e 7 de dezembro 2012

Dando continuidade ao plano de trabalho do redesenho do Programa Cultura Viva, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural promoveu, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Seminário Nacional do Redesenho do Programa Cultura Viva. A equipe do Pontão Ganesha de Cultura Digital participou tanto da construção do redesenho quanto do registro audiovisual do Seminário.

IV Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis

Data do evento: 3 a 5 de junho de 2013

A Equipe do Ganesha divulgou a participou da 4ª edição da Conferência Municipal de cultura de Florianópolis.

Firefox OS Game Hackathon

Data do evento: 8 a 9 de junho de 2013

O Firefox OS GameHackathon é primeiro evento de desenvolvimento de games para FirefoxOS, um sistema operacional aberto baseado na linguagem HTML 5, parauso em celulares. A equipe do Pontão Ganesha participou da maratonade 24 horas de desenvolvimento contribuindo com a tecnologia e divulgando o projeto.

FISL 14 – Fórum Internacional Software Livre – 2013

Data do evento: 3 a 6 de julho de 2013

A 14ª Edição do Festival de Software Livre (FISL14) foi realizada em Porto Alegre. O Pontão Ganesha esteve presente com uma equipe especializada em Tecnologia da Informação (TI), que integrou o grupo de cobertura colaborativa e acompanhou de perto os debates, fóruns, oficinas e atividades paralelas que do evento.

3ª Conferência Estadual de Cultura de Santa Catarina – 2013

Data do evento: 2 a 3 de setembro de 2013

A III Conferência Estadual de Cultura de Santa Catarina ocorreu no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Tendo como tema “Uma Política de Estado para a Cultura – Desafio do Sistema Nacional de Cultura”,o evento contou com a cobertura do Pontão Ganesha, que editou, imprimiu e distribuiu uma edição especial da sua revista para os participantes. O material trazia subsídios para o debate sobre apolítica pública para a cultura em Santa Catarina.

III Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro

Data do evento: 3 a 5 de setembro de 2013

O Coordenador do Pontão Ganesha, Thiago Skárnio, foi selecionado para participar do Fórum da Internet no Brasil em Belém do Pará. O objetivo do evento é reunir participantes dos setores governamentais, empresariais, acadêmicos e terceiro setor para debater os desafios atuais e futuros da Internet.

II Fórum dos Pontos de Cultura de SC

Data do evento: 17 e 18 de setembro de 2013

Ois representantes dos pontos de cultura de Santa Catarina reuniram-se em Florianópolis, no Centro Integrado de Cultura (CIC) para a realização do II Fórum Catarinense dos Pontos de Cultura e da I Conferência Livre Cultura Viva – SC. O Pontão Ganesha participou e registro o evento.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/alquimidia/sets/72157635664874193/

Encontro de Culturas Populares e Tradicionais 2013

Data do evento: 1 a 6 de outubro de 2013

O 7º Encontro das Culturas Populares e Tradicionais voltou a reunir representantes das mais diversas regiões do paí para delimitar objetivos e integrar conhecimentos.

A equipe do Pontão Ganesha Digital participou da cobertura colaborativa do evento.

Laboratório de Cultura Digital (Lab)

Data do evento: 29 de Outubro de 2013

Através de uma parceria da Universidade Federal do Paraná com o Ministério da Cultura, foi lançado o Laboratório de Cultura Digital (Lab) juntamente com o Encontro Latinoamericano de Cultura Digital, que reuniu pesquisadores, ativistas, estudantes e demais interessados nas possibilidades que a utilização de ferramentas em software livre oferece aos usuários e a autonomia consequente da apropriação e autogestão. A Equipe do Pontão Ganesha foi convidada a participar e cobrir o evento realizado em Curitiba.

III Conferência Nacional de Cultura

Data do evento: 27 de novembro a 1º de dezembro de 2013

A 3ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) encerrou-se com a consolidação das 64 propostas traçadas pela metodologia inicial do Encontro. Neste edição, o Pontão Ganesha participou da cobertura colaborativa do evento, divulgando em seu site, no blog oficial do evento e nas mídias sociais em tempo real a política nacional de cultura e o trabalho de centenas de agentes culturais de todo o país que estavam reunidos em Brasília.

Textos: http://ganesha.org.br/category/conteudo/coberturas/2013/cnc3/

Fotos: https://www.flickr.com/photos/alquimidia/sets/72157638286403233/

8º Fórum dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul

Data do evento: 12 e 14 de dezembro de 2013

O 8º Fórum dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul discutiu o papel dos pontos de cultura no estado, sua transversalidade e relações com a cidadania, a diversidade e o enfrentamento de desigualdades. O Ganesha esteve em Porto Alegre e fez o registro.

Fórum Social Temático / Fórum Mundial de Mídia Livre / Conexões Globais

Data do evento: 21 a 25 de janeiro de 2014

O Pontão Ganesha participou da cobertura da Ciranda Internacional da Comunicação Compartilhada do Fórum Social Temático e Seminário do Fórum de Mídia Livre, além de reuniões específicas sobre Cultura Digital durante o Conexões Globais. Todos os eventos foram em Porto Alegre.

Cobertura: http://ganesha.org.br/category/conteudo/coberturas/2014/fmml2014/

1º N’GOMA Tec

Data do evento: de 14 a 16 de Março de 2014.

Realizado pelo Pontão Nós Digitais, o 1º N’GOMA TEC foi realizado em São Carlos (SP). O evento é uma reunião com Pontos de Cultura e grupos que fizeram parte da trajetória do projeto para a troca de experiências sobre tecnologias livres, culturas de matriz africana e educação. A euipe do Pontão Ganesha foi convidada a participar das reuniões com representantes dos Ministério da cultura sobre a Ação Cultura Digital.

Notícias do MinC

Constantemente o Pontão Ganesha publica notícias produzidas a partir de informações divulgadas no site do MinC, preferencialmente relacionadas às ações do programa Cultura Viva, Cultura Digital, Direito Autoral e outros temas relacionados às áreas de atuação do pontão.

REVISTA DIGITAL GANESHA

A revista Ganesha Digital foi criada para atuar como um incremento e, ao mesmo tempo,suporte do site. A proposta é divulgar, conjuntamente, as matérias produzidas ao longo de um mês, apresentando uma outra forma de facilitar o acesso ao material. Na revista, os textos aparecem publicado de acordo com as regras de edição de veículos impressos.Para isso, os textos são revisados, atualizados e passam por pequenas alterações relacionadas, essencialmente, à adaptação da linguagem (tempo e estrutura das frases), mais adequados à leitura em veículos impressos).

Na versão para a revista, as fotos são publicadas com melhor resolução, para garantir a qualidade em caso de impressão.

Todos os textos publicados no site e republicados na revista trazem, em suas páginas, o link do site, preservando e valorizando a fonte de origem.

Processo e Divulgação

A diagramação é feita em programa de editoração adequado, e a partir do produto final é gerado um documento em formato PDF, disponibilizado no site do Pontão Ganesha para leitura e download.

Com a revista no site, é colocada uma “chamada” na capa, enviada para as redes de pontos e divulgada por meio da animação de redes.

Dados Técnicos

A revista não tem, necessariamente, um número de páginas determinado. Ao contrário disso, a intenção é que ela seja cada vez mais completa – no que diz respeito a conteúdo.

O formato é A4, escolhido para facilitar o processo em caso de impressão. Tambémpor este motivo, procuramos trabalhar, sempre, em número de páginas múltiplas de quatro. Todas as páginas são coloridas e a capa (coma arte criada pelo designer Rafael Gonzaga) remete sempre a uma “amarração” dos assuntos mais importantes trazidos pela edição.

A fonte utilizada é a Trebuchet, corpo 10, entrelinhamento variável – mas sempre superior ao tamanho da letra, para garantir leveza às páginas – uma vez que os textos são normalmente mais aprofundados e extensos.

A revista teve as seguintes edições:

Edição 1 – Ganesha Digital

Assunto principal: Retorno do Pontão Ganesha às suas atividades normais. Espaço também para a movimentação dos pontos de cultura na Marcha à Capital Federal e para as atividades promovidas pela Regional Sul do Ministério da Cultura.

Edição 2 – Assunto principal: Cultura Digital

Destaque para material produzido durante a cobertura do Fórum Internacional de Software Livre (FISL), em Porto Alegre.

Edição 3 – A Cultura em Santa Catarina

Na abertura da reportagem especial, um breve apanhado sobre o Sistema Nacional de Cultura, para depois apresentar um retrato do estado no que diz respeito às políticas públicas de cultura.

Edição 4 – Adesão do Estado ao SNC e mudança de data para a Teia Catarina

A proposta era mostrar o contraste entre os prazos para a cultura no estado de Santa Catarina: enquanto se esgotava o tempo para a adesão de SC ao Sistema Nacional de Cultura, a organização da Teia Catarina via o prazo para o evento ser ampliado, após decisão pela mudança na data do evento . Na quarta edição, a Revista abriu espaço, também, para o lançamento do primeiro edital de Cultura Digital de Florianópolis.

Edição 5 – Edição focada na cobertura de eventos marcantes que aconteceram emjaneiro:

Fórum Social Temático, Fórum de Mídia Livre, Encontro Internacional de Pontos de Cultura, Seminário Cultura e Sustentabilidade, Encontro do Ministério da Cultura com Gestores de Redes de Pontos e Encontro de Representantes dos Pontos de Cultura – os três últimos promovidos pelo Ministério da Cultura em paralelo ao FST.

Edição 6 – Ganesha Digital

A sexta edição da Ganesha Digital reúne um variado material, apresentando desde a reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) que aconteceu em Florianópolis, entre os dias 13 e 15 de março e 2013, até as manifestações em defesa da cultura catarinense, iniciadas com a entrega de uma carta de reivindicações a diversas autoridades ligadas ao setor cultural e ocupação do Centro Integrado de Cultura (CIC). Além dos temas locais, a revista traz, também, material sobre o redesenho do programa Cultura Viva, que busca estimular a participação de Pontos de Cultura de todo o Brasil através dos Diálogos Virtuais.

Edição 7 – Cultura Viva na Região Sul / Comunicação e Cultura

A edição número sete da revista do Pontão Ganesha faz o registro das ações do Programa Cultura Viva na região sul do Brasil, além de uma matéria sobre as posições do secretário Beto Martins em relação aos Pontos de Cultura catarinenses. A revista também tratou das inciativas relacionadas à comunicação, liberdade de expressão,cultura, cultura digital e tecnologia aproximam

MinC e outros órgãos do Governo Federal e uma matéria especial sobre a Banda da Lapa, que comemorou 117 anos e o Centro Cultural Egon Frey.

Edição 8 – III Conferência Estadual de Cultura de Santa Catarina

O Pontão Ganesha editou, imprimiu e distribuiu durante a III Conferência Estadual de Cultura de Santa Catarina uma edição especial com indicadores da Cultura Catarinense, a relação de delegados eleitos nas etapas municipais e intermunicipais de Cultura além de diversas matérias para colaborar com o debate sobre as políticas públicas para a Cultura no estado.

Edição 9 – II Fórum Catarinense dos Pontos de Cultura e I Conferência Livre Cultura Viva

Edição n 09 da Revista Ganesha Digital publica um registro do II Fórum Catarinense dos Pontos de Cultura e I Conferência Livre Cultura Viva, que nos dias 17 e 18 de setembro de 2013 trouxe a Florianópolis representantes dos pontos de cultura de Santa Catarina, mobilizados para debater e elaborar propostas para a Teia Nacional. Além disso, apresenta uma matéria sobre o Ponto de Cultura Difusão dos Tambores Japoneses de Joinville, que em três anos de convênio atendeu aproximadamente 1800 crianças e jovens.

Edição 10 – 8º Fórum dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul

O 8º Fórum dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul discutiu o papel dos pontos de cultura no estado, sua transversalidade e relações com a cidadania, a diversidade e o enfrentamento de desigualdades. O Ganesha esteve lá e fez o registro.

Na abertura do Encontro de Culturas Populares e Tradicionais 2013 (São Paulo – 01 a 06 de outubro) a democratização da comunicação foi o tema central da fala de Pedro Vasconcellos, diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. O Pontão Ganesha conversou com Vasconcellos sobre as ações do MinC voltadas para o fortalecimento da comunicação para a cultura, que passam, necessariamente, pela democratização da comunicação.

Edição 11 – 3ª Conferência Nacional de Cultura (CNC)

A 3ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) encerrou-se com a consolidação das 64 propostas traçadas pela metodologia inicial do Encontro. Neste edição, o Pontão Ganesha participou da cobertura colaborativa do evento. Um dos resultados foi a edição especial sobre o assunto.

Edição 12 – Fórum Social Temático e Seminário do Fórum de Mídia Livre 2014

O Pontão Ganesha participou da cobertura da Ciranda Internacional da Comunicação Compartilhada do Fórum Social Temático e Seminário do Fórum de Mídia Livre. A revista Ganesha Digital nº 11 foi dedicada inteiramente aos eventos.

Produção de vídeos

Ao longo do projeto Pontão de Cultura Digital Ganesha, foram produzidos diversos vídeos. Todo o conteúdo foi editado com Softwares Livres e compartilhado na Internet com licença Creative Commons cuja atribuição permite a cópia e distribuição.

Principais produções

Série Cultura e Sustentabilidade na Rio+20 – 2012

Em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o Pontão Ganesha colheu uma serie de depoimentos durante a Rio+20. Personagens que circularam pelo Pier Mauá, Galpão da Cidadania e Cúpula dos Povos. Territórios férteis de idéias e opiniões, os espaços funcionaram como uma mostra da diversidade cultural que participou dos eventos paralelos à Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável.

1. Entrevista com TC: https://www.youtube.com/watch?v=zph3JW-YkgE

2. Entrevista com Daniel Marostegan: https://www.youtube.com/watch?v=wJbUA644v-k

3. Entrevista com Amyr Klink: https://www.youtube.com/watch?v=2As1OQleMmg

4. Entrevista com Tineá: https://www.youtube.com/watch?v=G7IB447vt3A

5. Entrevista com Amirah Nut: https://www.youtube.com/watch?v=ifjHlBBuSnw

6. Entrevista com Roberta Alves: https://www.youtube.com/watch?v=g4YTXfB0SQ8

7. Entrevista com Márcia Rollemberg: https://www.youtube.com/watch?v=6LLO61NkCTY

8. Entrevista com Thaís Pimenta: https://www.youtube.com/watch?v=t0ljW8ux4SM

9. Entrevista com Rodrigo: https://www.youtube.com/watch?v=jF6oEtMq8MU

10. Entrevista com Nilcéa Freire: https://www.youtube.com/watch?v=JwoX78FtD_E

11. Entrevista com Luan Gabriel dos Santos: https://www.youtube.com/watch?v=y8WjIDVlGKU

12. Entrevista com João e Adriana: https://www.youtube.com/watch?v=O4wktocezYM

13. Entrevista com Ivanir dos Santos: https://www.youtube.com/watch?v=BC-e9qgIXN8

14. Entrevista com Henrique de Azevedo: https://www.youtube.com/watch?v=dUs2S31v3IM

15. Entrevista com Francisco Wladimir: https://www.youtube.com/watch?v=zpuxO0bBiqk

16. Entrevista com Felipe Cabral: https://www.youtube.com/watch?v=xJUQ_g9IwTI

17. Entrevista com Crianças: https://www.youtube.com/watch?v=oqrMueP2dSo

18. Entrevista com Carla Guedes: https://www.youtube.com/watch?v=WnPWrK7i4HE

19. Entrevista com André Luiz: https://www.youtube.com/watch?v=Etef_cQUt04

20. Entrevista com Sérgio Mamberti: https://www.youtube.com/watch?v=bWcO_2caAvE

21. Entrevista com Dalmo Vieira: https://www.youtube.com/watch?v=vgzdBeLqouw

22. Entrevista com Mayra Jucá: https://www.youtube.com/watch?v=AxqET6F5sIQ

Encontro das Culturas Populares e Tradicionais – 2013

Entre 1 e 6 de outubro de 2013 o Ministério da Cultura realizou o 7º Encontro de Culturas Populares, no SESC – Itaquera em São Paulo. O evento reuniu detentores dos conhecimentos tradicionais e das expressões culturais populares de todo o país, artistas, lideranças comunitárias e representantes destes segmentos no Conselho Nacional de Política Cultural e em outras instâncias de debates. A equipe do Ganesha gravou entrevistas com participantes do encontro e a Ministrada Cultura.

1. Entrevistas no Encontro das Culturas Populares e Tradicionais 2013: https://www.youtube.com/watch?v=pacBCJgh6Js

2. Entrevista com a Ministra da Cultura Marta Suplicy: https://www.youtube.com/watch?v=jkOKUYJW3Cg

III Conferência Nacional de Cultura – 2013

Pontão Ganesha participou da cobertura colaborativa da III Conferência Nacional de Cultura realizada em Brasília de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2013.

1. Manifestação pela PEC 150 na 3ª Conferência Nacional de Cultura: https://www.youtube.com/watch?v=muvqcmPiV10

2. Participantes da 3ª Conferência Nacional de Cultura debatem a PEC 150: https://www.youtube.com/watch?v=kRPfqJsXnqM

3. Entrevista com Gaby Amarantos na 3ª Conferência Nacional de Cultura: https://www.youtube.com/watch?v=UPB0MAhs2-k

Fórum Social Temático – 2014

De 21 a 25 dejaneiro de 2014, na Escola Estadual Rio Grande do Sul, é realizado oForinho, o Fórum Social para a gurizada. O evento teve oficinas desucata, atividades de estímulo a leitura, troca-troca de brinquedose livros e outras ações com foco na responsabilidade social eambiental. O Forinho foi uma atividade integrada ao Fórum Social Temático.

1. Forinho 2014: https://www.youtube.com/watch?v=WPCshcT52VI